Com programação extensa, começou na quarta-feira (1º) o Outubro Rosa na Câmara, como parte do movimento mundial de conscientização sobre a importância de se detectar precocemente o câncer de mama. Nessa data, às 17 horas, o prédio do Congresso foi iluminado de rosa, como ocorre todos os anos desde 2008, e teve início a exposição A mulher e o câncer de mama no Brasil, do Instituto do Câncer (Inca).
A Secretaria da Mulher promove o evento, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado Federal, e com apoio do Sindilegis.
O Outubro Rosa começou na década de 90 nos Estados Unidos, e o nome remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. O movimento prevê ações durante todo o mês de outubro em várias cidades do país. Em Brasília, diversos outros monumentos serão iluminados por iniciativa do Governo do Distrito Federal e da Presidência da República, que também oferecem programação especial.
Programação
Entre as atividades da campanha na Câmara haverá a Caminhada e corrida contra o câncer de mama 2014, no dia 19, domingo, às 9 horas. A largada será Eixão Norte, na altura do prédio dos Correios. Podem participar servidores da Câmara, do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU).
As inscrições estarão abertas de primeiro a 10 de outubro e dão direito a um kit a ser retirado no dia da corrida. Na retirada, o participante terá de doar um produto de higiene íntima. Essas doações serão entregue a mulheres mastectomizadas de Brasília.
Para obter mais informações, basta entrar em contatar com Carlos Del Vecchio, do Sindilegis, pelo e-mail http://www2.camara.leg.br/ico_mailto.gif); padding: 1px 0px 1px 19px; background-position: 0px 1px; background-repeat: no-repeat no-repeat;”>carlos.delvecchio@sindilegis.org.br.
Também faz parte da programação a campanha de prevenção do câncer de mama, iniciativa do Departamento Médico (Demed), e um debate sobre o câncer de mama e o atendimento público, realizado pelo projeto Quintas Femininas. Promovida pela Secretaria da Mulher da Câmara e pela Procuradoria da Mulher do Senado, a discussão corre no dia 16 de outubro, 10 horas, na Ala Nilo Coelho do Senado.
PROGRAMAÇÃO
Lançamento do Outubro Rosa, edição 2014
(com acendimento das luzes do Congresso, exibição da exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil” do Inca e coquetel)
Data: 1º de outubro
Horário: 17 horas
Local: Salão Nobre
Caminhada e corrida contra o câncer de mama 2014
Data: domingo (19/10)
Horário: 9 horas
Local: largada no início do Eixão Norte do Lazer, na altura do prédio dos Correios.
Percurso: caminhada de 1 km, corrida de 5km e 10 km
Campanha de prevenção do câncer de mama do Demed
(estande para divulgação e distribuição de material informativo e exibição da exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil“)
Data: 1º a 02 de outubro
Horário: de 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: hall da Taquigrafia
Atendimento individualizado para consulta e prescrição de exames – Campanha de prevenção do câncer de mama do Demed parte I
(Nesta etapa, serão atendidas parlamentares, servidoras efetivas, CNEs, secretárias parlamentares e respectivos dependentes, com idade a partir de 40 anos.)
Data de agendamento da consulta: de 06 a 10 de outubro, pelo Sistema de Marcação de Consultas e Exames, no CamaraNet.
Data de atendimento: 13 a 24 de outubro
Horário de atendimento: conforme agendamento
Local: Demed
Atendimento individualizado para consulta e prescrição de exames – Campanha de prevenção do câncer de mama do Demed parte II
(Nesta segunda parte, o atendimento é voltado a colaboradoras terceirizadas, também com idade a partir de 40 anos.)
Data de agendamento da consulta: de 03 a 07 de novembro, pelo ramal 6-7850.
Data de atendimento: de 10 a 14 e de 24 a 28 de novembro
Local: Demed
Palestra”Câncer de mama e o atendimento público” Quintas Femininas/Senado Federal
Palestrantes: Dra. Carolina Fuschino – Sociedade Brasileira de Mastologia e Dr. Arn Migowski, Sanitarista, epidemiologista, tecnologista da Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede do Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro (INCA)
Data: 16 de outubro
Horário: 10h
Local: Ala Nilo Coelho – Plenário- Senado