Considerada um dos maiores eventos temáticos sobre a Pupunha no Brasil, a feira gerou oportunidades, investimentos, negócios e conhecimentos. Apresentou a culinária do palmito, stand de exposições e entretenimento. Segundo dados do Instituto Palmito Seguro, 87% dos envolvidos acreditam que o fortalecimento do segmento traria melhores resultados aos produtores e empresários do setor, 10% opinaram a favor do desenvolvimento de novos produtos para o mercado e 3% na divulgação da cultura do cultivo da pupunha.
Em sua 7ª edição a Feira da Pupunha e do Agronegócio despontacomo uma das maiores emais importantes do Brasil, realizado no centro de eventos Ismael Jaze, um espaço privilegiado para a comercialização e exposição de produtos, reuniu nos quatro dias os principais profissionais do segmento. Uma ampla área possibilitou a demonstração de diversos produtos dos gêneros agropecuários, entre equipamentos, implementos, insumos e indústria, impulsionando negócios, parcerias, investimentos, oferecendo informação, capacitação e novas oportunidades. Seguindo a tradição o evento proporcionou aos visitantes diversas apresentações culturais, shows, exposições de artesanato, parque de diversões e praça de alimentação.
A cadeia produtiva e o mercado da indústria e cultivo do Palmito Pupunha movimentam anualmente mais de R$ 300 milhões/ano na região, uma economia significativa para o Vale do Ribeira, distribuídos no consumo de insumos agrícolas, implementos, compras de maquinários e equipamentos. O cultivo e a industrialização geram em torno de 2.500 empregos diretos e indiretos. Juquiá se destaca como maior produtor da região, com 1.500 hectares em pleno cultivo, conforme dados levantados pela CATI-EDR Registro (Escritório de Desenvolvimento Rural da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral do Vale do Ribeira). Dentro deste panorama a organização do evento elaborou um completo cronograma de atividades técnicas durante os quatro dias, para atender as necessidades na qualificação e informação ao público ligado as diversas cadeias de produção agrícola da região. Com uma população estimada em 20 mil habitantes segundo o IBGE, a cidade de Juquiá oferta ao Vale do Ribeira notoriedade quando se fala em eventos de grande porte, não fugindo do principal produto, a Pupunha. Com esta iniciativa o Prefeito Merce aprimora o trabalho a cada edição para aproximar e unir os produtores e tornar o segmento mais profissional e competitivo. Segundo Merce os grandes resultados a gente observa pós-feira, quando os interessados retornam e buscam adquirir mais conhecimentos para futuros investimentos. Na maioria das vezes a cidade de Juquiá recebe grande parte deles, refletindo em novos empreendimentos e geração de emprego.
O CODIVAR utilizou o espaço técnico para realizar o encontro de Prefeitos, onde foram abordados os seguintes temas: Agente de Desenvolvimento como apoio à gestão pública, visando o desenvolvimento sustentável do município, com Claudia Bilche – Gerente Regional do Escritório do SEBRAE no Vale do Ribeira. Foi proposta uma moção de Apoio ao Programa “Pupunha de Qualidade do Vale do Ribeira” abordando a embalagem como diferencial de competitividade. Outros assuntos fizeram parte da pauta, entre elas a leitura dos relatórios de atividades das Câmaras Técnicas de Educação e Turismo, este evento iniciou as atividades no recinto da Feira.
O V Seminário Estadual do Palmito Pupunha reuniu aproximadamente 100 participantes nas palestras onde os temas abordados foram: A Produção de Mudas em Alta Qualidade; Panorama da Produção no Sul e Sudeste; Nutrição e Adubação; Estratégias de Controle de Doenças; Irrigação; Processamento; Como Combater as Pragas e o Acondicionamento do Palmito em Embalagens Flexíveis. Simultâneo ao seminário, aconteceu o Encontro de Negócios que buscou otimizar a vida do agricultor, ampliando os contatos, gerando negócios, novos produtos, serviços e créditos bancários. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Povo participaram disponibilizando informações sobre suas linhas de créditos.
O Fórum do Campo ao Consumidor esclareceu muitas dúvidas relacionadas as propriedades rurais e apresentou novas tendências através dos temas: CAR – Cadastro Ambiental Rural; Canais de Distribuição; Programa de Regularização Ambiental; Programa Pupunha de Qualidade; Eco Mercado – Novas oportunidades econômicas e ao encerramento a empresa Agro Kayama realizou um demonstração de maquinários e implementos agrícolas.
Outros segmentos como a banana também tiveram a devida atenção na Feira da Pupunha, o Encontro da Família Produtora de Banana foi à oportunidade para que os produtores participassem de palestras sobre a Banana de Qualidade; Práticas e Procedimentos do Campo ao Consumidor; Panorama da Bananicultura Brasileira; O uso de Adubos Verdes e Compostos Orgânicos. A Olimpíada da Banana foi um sucesso, os profissionais demonstraram sua agilidade ao despencar os cachos e encaixar no menor tempo possível, a caixa mais bonita e o profissional mais ágil foram premiados como vencedores.
Estudantes dos municípios de Juquiá, Miracatu, Sete Barras, Registro, Eldorado e Ilha Comprida que fazem parte do Programa Jovem Agricultor do Futuro, participaram por meio de um bate-papo sobre Redes Sociais e a Influência na Vida Profissional; Propriedade Rural um Negócio e Case de Sucesso do Programa Jovem Agricultor do Futuro. O talk-show foi organizado e realizado pelo Sindicato Rural de Juquiá (FAESP/SENAR) com parceria da Prefeitura Municipal. Os Sindicatos Rurais e as prefeituras dos municípios envolvidos apoiaram a organização para que os jovens de sua cidade pudessem comparecer ao evento.
No espaço institucional destacamos a participação das diversas associações como a Apuvale, Coopafarga, Apivale, Abavar, Sindicato Rural de Juquiá, ACIAJU Associação Comercial, Unesp, COMTUR e Banco do Povo, que aproveitaram o espaço para divulgar as ações de suas entidades.
A gastronomia ficou por conta do Fundo de Assistência de Solidariedade Social representado pela Primeira-dama, Ana Emília Hojeije, que marcou presença com a equipe do Departamento Social e voluntariados, onde apresentaram a culinária de iguarias preparadas do palmito pupunha. Foram servidos as deliciosas moquecas, risotos, bolinhos, tortas e pastéis.
Com um público animado e de casa cheia a arena recebeu uma estrutura digna para grandes espetáculos, que teve início na noite de quinta-feira (10) com as apresentações das cantoras gospel da cidade de Juquiá, Aline Camilo e Camila Gonçalves, juntas elas abriram o Show de Elaine de Jesus. A segunda noite (11) a dupla Matheus Henrique e Gabriel abriu o Show do Babado Novo, patrocinado pelo Grupo RI19 e a Fazenda Floresta. A música sertaneja tomou conta do sábado (12), nas vozes de Roberto Cristiano e Alex Ventura. Encerrando a grade de shows e abrilhantando o encerramento da Feira, o Trio do Brasil levou muita musica raiz aos apaixonados pela musica sertaneja.As belas rainhas e princesas nas categorias mirim, infanto-juvenil, juvenil e adulta desfilaram de forma graciosa a beleza feminina de Juquiá, distribuindo simpatia, carisma e charme, transformando o centro de eventos em uma verdadeira passarela.
“Representar o Vale quando falamos em Pupunha e Agronegócio é um privilégio, hoje, Juquiá não é meramente conhecida como uma cidade agradável e de gente hospitaleira, construímos e acreditamos em um projeto. A Feira é uma oportunidade para qualificarmos a atividade do cultivo da pupunha, nos classificando como um município empreendedor, que acredita na agricultura e investe em qualidade de vida. Temos uma produção competitiva e de qualidade, nos tornamos uma referência no Estado e por que não falar no Brasil.Trabalhamos com todos os elos da cadeia produtiva, temos presentes no evento os viveiristas e as indústrias de palmito. Pensamos no turismo e encontramos na gastronomia do palmito a oportunidade para atrairmos os visitantes, enfim é um evento completo.Que todos tenham aproveitado ao máximo o evento que sempre é realizado com muita dedicação e carinho a todos,” finalizou o prefeito Merce Hojeije.
O Prefeito, a Primeira-dama e a Comissão Organizadora da 7ª Feira da Pupunha e do Agronegócio na pessoa da Presidente Ângela Carvalho, agradecem aos funcionários públicos municipais, aos voluntários, as famílias juquiaenses, os visitantes, aos meios de comunicações (TV, rádio, jornais, internet e redes sociais) e aos patrocinadores: Grupo RI19, Fazenda Floresta, Triângulo Casa da Construção, Consigás, Moinho Princesa do Vale e Fazenda Khalil, aos apoiadores: Prefeitura e Câmara Municipal de Juquiá, Secretário de Turismo do Estado, FAESP, SENAR, CODIVAR, UNESP Campus de Registro, CATI, Sindicato Rural, ACIAJU Associação Comercial de Juquiá, APTA Regional, APUVALE, Instituto Palmito Seguro, Ecap Jr, Verde Vale FM, Votorantim, Legado das Águas, Banco do Povo Paulista, APIVALE, COOPAFARGA, Adega Carrossel, Docibra, Viação Mina do Vale, Adonai Artigos Evangélicos, EDE Terraplenagem, M M Mudas, Adubasul, Agritec, Fazenda Khalil, Nino Maq Terraplenagem, Agrokayama, Gran Valle, Agropecuária Sansui, Helena Lingerie, Plantfort, Agrotec, HP Veículos, Popular Gás, AJUTUR, Prefeitura da Ilha Comprida, Posto de Molas, Angelus, Inova Concreto, Premier, Belterra, Loja.com, Rodounião, Big Loja, LS Soares, Sansui Leite, Casa Branca, Madeireira Aviz, Palmito Savana, Casa Nova, Mais Presentes, Comac, Comercial Itaipu Perecim, Massei Ferguson, COMTUR, Mercado Dia, Silvana Valle, Conish, Poçagua, Socal, Soltech, Sorvete Juréia, Sthil, Tecmaster, Tecnojad, Transkapy, Wolpert, Jornal Locomotiva, Yanmar, Jornal Tribuna Livre, Case Máquinas, Serraria Caçula, TV Tribuna, TV Hora News e Sim Agro.